P A G E S

19.12.12

Cólicas? Possíveis razões e dicas para aliviar

As mamãs ficam desesperadas quando seus bebés choram compulsivamente e não há nada que os faça acalmar. Não é fome, pois ele mamou quase agora e não aceita o peito, nem fralda suja, já que acabou de tomar banho. 

Queridas mães, podem ser cólicas. Algo normal e esperado.

As cólicas são comuns desde o nascimento, principalmente depois dos 15 dias, até aos três meses de vida e normalmente ocorrem no mesmo horário. Quase nunca ocorrem em bebés com mais de 6 meses de idade.

Infelizmente é uma sensação que dói muito ao bebé, que se nota no seu choro estridente. Aparece com as  seguintes características: o bebé fica inquieto, com a carinha vermelha, faz caretas, contorce-se e encolhe as perninhas até à barriguinha.



Fui pesquisar e li que a cólica acontece por imaturidade do sistema digestivo dos nossos pequeninos. Esta imaturidade faz com que as paredes intestinais se contraiam e relaxem sem controlo e isso pode resultar em gases e levar à cólica.

O movimento do intestino também precisa de um tempo para amadurecer e coordenar.Não é cientificamente provado que a alimentação materna pode dar cólica no bebê que amamenta. Mas há muitos relatos de mães sobre isso. Fique atenta se perceber que quando come algum tipo de alimento o seu bebé tem cólicas. Se identificar algum, evite-o até os três meses de vida do seu filho. Os agressores mais comuns são laticínios, chocolate, cafeína, melão, pepino, pimentão, frutas, sumos  de citrinos e alimentos condimentados.


Como podemos aliviar as suas cólicas?


  • Podemos começar por virar o bebé com a barriga para baixo, sobre o nosso joelho. Começamos a esfregar as costas do bebé, porque pode ajudar a aliviar a pressão do estômago.
  • Um ambiente calmo e tranquilo onde alimentar o bebé é outra boa opção, de forma a que ele não se sinta tenso ou agitado. Um nota importante para qualquer situação é que, se as mães se mostrarem nervosas, os filhos sentem essa ansiedade. O ideal é mantermo-nos sempre tranquilas e transmitir-lhes segurança.
  • Se o bebé for alimentado com leite artificial, e tiver muitas cólicas, experimente mudar de marca, para ver se é essa a causa da irritação. 
  • Também pode levar o bebé a passear: o ar fresco e o ritmo dos movimentos podem acalmá-lo, fazendo com que adormeça.
  • A chucha é outra opção, já que a sucção o acalma. 
  • Nunca esquecer de meter o bebé a arrotar depois de comer, já que ajuda a aliviar a pressão acumulada quando engole ar, o que previne a formação de gases. 
  • Mas, também o amor e o carinho, através de abraços e palavras ajudam a acalmar um bebé com cólicas

Se souberem de mais alguma dica, partilhem :)
Até já

6 comentários:

  1. Olá Mariana.

    Nós estamos a fazer o curso de pré-parto e disseram-nos que quando a mãe está a amamentar pode beber 1.5 lt/dia de chá de funcho com anis estrelado pois ajuda a aliviar as cólicas do bebé e ajudar a estimular a produção de leite materno.

    Fica a sugestão de quem também tem pouca experiência no assunto mas muita vontade de fazer tudo o que estiver ao alcance para o bem-estar de todos em casa!! ahahah!

    beijos Vanessa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Vanessa, como estás? Primeiro muito obrigada pela visita e pela dica!

      Vamos guardá-la e mais, vamanhã já a partilhamos na nossa página de Facebook para todas as mamãs!

      Muito obrigada, um grande beijinho de boas festas para ti e para a tua família!

      Eliminar
  2. É uma fase muito complicada e marcante.
    Tentei quase todas as soluções com a L, pois "sofreu" muito com cólicas.
    Para além das que partilhaste deixo as que resultavam muito bem para acalmar a L, por ordem de preferência.
    - Cortar o fundo de uma canôla de "Bebé Gel", introduzir no ânus do bebé para o ar sair;
    - Sons de estática (como aspirador, secador ou emitir um som semelhante com a boca). Eu sei, parece de loucos, mas funciona;
    - Música calma;
    - Alguns fármacos apropriados ajudam no alivio das cólicas;
    - Aconchegá-los em forma de casulo, sentir-se-ão como se estivessem no útero.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Wow :) a sério que funcionam os sons de estática? Já tinha visto este vídeo abaixo, mas nunca pensei que funcionasse mesmo.

      http://www.tabonito.pt/como-fazer-um-bebe-parar-de-chorar-em-3-segundos-metodo-asiatico/

      Confirmas que é esse género?

      beijinhos

      Eliminar
  3. É semelhante sim.
    Mas apliquei as sugestões deste senhor :)
    http://www.youtube.com/watch?v=iTzDwUXGqdM

    ResponderEliminar
  4. Com a Alice foi desesperante... ela gritava a noite toda... e como começaram antes dela fazer um mês não havia nenhum medicamento que lhe pudéssemos dar... Fazíamos massagens, eu bebia o chá, mas continuavam... foram os piores 15 dias da minha vida... quando ela fez um mês a Pediatra disse que eu podia começar a tentar os varios anti-cólicas ate achar um que funcionasse, pois segundo ela nem todos funcionam com todos os bebes...
    Mas entretanto chegou a almofada de sementes que eu tinha encomendado, fazíamos as massagens e colocávamos a almofada bem quentinha e ela descontraia... e assim as 6 semanas começou a dormir a noite toda!!! Como já te tinha dito o Infacalm foi o que pior lhe fez... berrava ainda mais!
    Tem paciência e vai tentando, porque podes demorar um pouco a acertar com o tratamento...
    Esqueci-me do melhor complemento a todos os tratamentos... beijinhos... colinho e muiiiitos miminhos :)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...