P A G E S

29.1.13

Os filhotes e as palmadas

Normalmente nem costumo ligar a TV a esta hora, mas coloquei na TVI e estão a falar sobre um assunto bastante importante.


Quando éramos pequenos petizes apanhámos palmadas, muitas vezes, pelas mais variadas razões: porque não fizemos o que os nossos pais ou educadores queriam, porque demorámos a comer a sopa, porque nos atrasámos 2 minutos na brincadeira, porque os professores disseram que não fizémos uma parte dos trabalhamos de casa... bem, muitas vezes nem era preciso haver uma justificação para a palmada surgir.





Nos dia de hoje, a palmada, é vista, por  muita gente, como um 'não faz parte da educação que queremos dar ao nosso filho'.


O que acham vocês disto?

 Se um filho nosso for mal educado, não nos respeitar como pais, não respeitar os professores, ... deve levar uma palmada? Ou tudo se resolve a conversar com eles?


Eu tenho a minha opinião, ainda um pouco guardada, porque, não quero dar grandes opiniões antes do pequeno M. nascer.


Até já,

10 comentários:

  1. Uma palmada na hora certa não faz mal a ninguem, nunca fez, não era agora que iria fazer. Aliás, não me venham com histórias que os pais não dao palmadas aos seus filhos, que vao la so com conversa. Se o conseguem fazer, entao muitos parabens.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A ideia é, fazê-los sentir o erro e não dar palmadas por tudo e por nada, certo?

      Eliminar
  2. Não é generalizável, na minha opinião
    Já optei pela palmada certa na altura certa e a coisa resultou, com iniciativas como as da Magda (mum's the boss) tentei deixar a 'violência' optando pelo diálogo, mas não, com o meu filho não funciona, na semana passada a psicóloga que o acompanha foi da mesma opinião, ele precisa de sentir o peso do erro e não apenas reconhece-lo. Acredito (e espero) que hajam crianças com quem o diálogo funcione, infelizmente com o meu filho não vejo resultados. Lá em casa a maior tortura é sem duvida (eu) cumprir os castigos que lhe dou, porque penso nas opções, no quanto poderia estar feliz, etc... Tenho muita pena não conseguir levar o meu filho apenas pelo diálogo, tenho a certeza que seríamos muito mais felizes, mas tenho também fé que um dia ele perceba e nesse dia se consiga...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela franca resposta! Mas, por exemplo, e como eu estou prestes a ser mãe... o seu filho apenas começou a ser mais rebelde há pouco tempo ou foi continuo no crescimento dele?

      Eliminar
    2. O meu filho sempre foi um filho muito 'fácil', muito amigo, muito de mimos
      Os problemas começaram e permanecem na escola, apenas, em grupo, porque é influenciável, mesmo quando sabe que está ou vai fazer o que não deve, se os outros fazem, ele também faz, é desinteressado e omite e depois, quando descubro, nem sempre assume, é (só) este o problema do meu filho

      Eliminar
    3. Desculpe as perguntas que lhe estou a fazer, mas é um assunto pelo qual me interesso particularmente,a psicóloga tem alguma razão para esse acontecimento ou é apenas porque ´é uma criança´?

      um beijinho

      Eliminar
  3. Olá Mariana. Parabéns pelo Manel e pelo blog. Quanto à tua questão, e pela minha experiência de pai, o simples facto de mudar o tom de voz costuma resultar. Mas, ainda assim, quando não resulta não sou daqueles que acham que a palmada (no sentido de sacudir o pó à fralda) nunca possa/deva ser utilizada. Nos momentos certos e com a devida explicação para o facto, pode ser uma medida. Eu levei algumas quando era pequeno e, olhando agora à distância, acho que não me fizeram mal físico/emocional nenhum. Talvez porque sempre me explicaram a razão para isso acontecer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :) Muito obrigada pelos parabéns!

      Sinceramente acho que essa postura será aquela que, primeiramente irei adquirir, ou seja, não deixar de dar uma palmada caso seja necessário, mas explicar o porquê da palmada, senão eles ficam eternamente sem saber a razão da mesma... isto no caso do "em casa conversamos".

      Obviamente que é uma teoria minha. Prometo que, quando acontecer (porque vai) partilho a minha reacção.

      um beijinho

      Eliminar
  4. Uma palmada na hora certa, sim na hora certa, visto que há pais que dizem:ʺ quando chegares a casa levas e bla bla blaʺ , ajuda e facilita muito na educação.
    Uma palmada não é de todo sinónimo de espancamento, mas sim de uma reprimenda que faz de ponte para o cumprimento de regras e ajudará, certamente, que os nossos filhos sejam pessoas mais amadas e felizes.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...