P A G E S

7.3.13

Amamentação - A minha mastite



O que eu tive no peito foi uma mastite aguda

Basicamente, a mastite aguda costuma ser consequência de uma infecção de natureza bacteriana, provocada por microorganismos que conseguem alcançar o interior da mama através de diferentes vias. 


O mais habitual é que os microorganismos penetrem na mama pelo mamilo, através dos orifícios dos canais galactóforos; este mecanismo de infecção é mais frequente no período de amamentação, quando os canais galactóforos estão dilatados e cheios de secreções. Também é possível que cheguem microorganismos por via linfática, a partir de lesões dérmicas localizadas no mamilo ou na aréola .


Começou com o aparecimento de uma zona mais ou menos extensa, avermelhada, dolorosa e quente. Por vezes, a infecção estende-se pelos vasos linfáticos da zona, linhas roxas visíveis por baixo da pele do seio em direcção à axila. A estas manifestações locais juntou-se a febre, acompanhada por arrepios e sensação de mal-estar.






Como já estava a antibióticos e anti-inflamatórios, o problema teria tendência a resolver-se em pouco tempo. Contudo, a bactéria foi mais forte que o antibiótico e gerou-se um abcesso mamário, ou seja, uma acumulação de pus no interior da mama, possível ponto de origem de uma mastite crónica. Quando o abcesso é muito superficial, o pus pode ser drenado através da pele, mas normalmente não chega a esvaziar-se por completo e volta a formar-se (foi o que me aconteceu). 

Enviei uma fotografia para o meu obstetra(Dr. Fernando Cirurgião) que me mandou de imediato às urgências onde fiquei internada para sofrer uma cirurgia no dia seguinte e me drenarem todo o liquido do abcesso. Fui, assim, operada no dia seguinte, e, por ter de ter tratamento de antibiótico via endovenosa, fiquei mais 5 dias internada sob observação (felizmente preocuparam-se em internar-me na maternidade do HSFX para poder ter lá o meu M.)


Descobri que a minha loca tinha cerca de 15 cm, ou seja, o liquido que tinha no meu absesso era imenso, mas a correr tudo bem fecha totalmente em segurança em duas semanas!


Agora, já voltei para casa e estou a fazer o penso no mamilo diariamente e a recuperação parece estar à vista.


Por favor meninas... qualquer sinal de mastite, procurem ajuda! Não neguem nem deixem o assunto para trás! Basicamente não substimem este tema. Eu, que já estava a antibiótico, substimei a bactéria e, mesmo começando a piorar, eu insisti... e foram das piores dores que tive na minha vida.


Até já,



8 comentários:

  1. São dores mesmo muito más. E o mal-estar é tremendo... Eu, das duas vezes que tive, nem a vi chegar. Estou em crer que no meu caso foram microorganismos que entraram por uma fissura no mamilo, criada pelo bebé nos primeiros dias. Eu usava discos de amamentação reutilizáveis, em lã de merinos, e possivelmente também aí se poderiam alojar e multiplicar microorganismos que me tivessem causado as mastites. Em qualquer dos casos, as vermelhidões e inchaços da mama geravam-se muito depressa, e a febre (logo acima dos 39 graus) vinha logo de seguida... Eu nem tinha tempo de antecipar a coisa! Felizmente sempre as coisas se resolveram com o recurso à medicação específica. Que te recuperes rápida e completamente! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De facto, há muito mais mamãs a terem mastites do que eu pensava, pelo que me vão falando!

      Sabes, tão bem como eu que, com um filho pequeno nos braços, deixamos as nossas preocupações de mulher para trás.

      Espero que o meu testemunho sensibilize e previna algumas mulheres!

      Obrigada pelo apoio*

      Eliminar
  2. Força Mariana!!! Beijinhos
    P.S. O Manel é lindo!!!:-)

    ResponderEliminar
  3. Querida Mariana,

    Como sabes a minha filhota ainda não nasceu, mas tenho acompanhado o teu blog que aborda temas muito pertinentes para futuras mamãs, como eu.
    Admiro a tua coragem ao falares deste tema, assim poderás estar a ajudar muitas mães. E mesmo com alguns contratempos tens sido uma mamã exemplar. Os meus parabéns!!!

    Desejo-te as rápidas melhores e muitas felicidades! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nicas :) A tua filhota, não tarda nada estará cá fora para tu e o teu maridão mimarem imenso!

      Ainda bem que acompanhas e espero que vás partilhando comigo e com o resto da comunidade as tuas experiências.

      Mais do que coragem para falar sobre este tema, quero prevenir as mamãs das coisas... porque é tudo muito bonito mas... shit happens! e temos, como mulheres, de nos preocupar connosco (porque com a chegada do bebé deixamos tudo para trás, como eu fiz).

      Vai dando notícias das boas :)

      um grande beijinho e força nesta recta final!

      Eliminar
  4. Olá,

    curiosamente também ando às voltas com uma mastite. Também me drenaram a mama mas acho que o meu buraco não é tão fundo como o seu! Tenho feito penso diário. São dores terríveis e espero não voltar a ter.

    Boa sorte.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha querida Ana!

      Estou tão solidária! Como se sente?

      Um grande beijinho de melhoras****

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...