P A G E S

14.5.13

Padrões de sono dos nossos bebés

É um verdadeiro encanto ver os nossos bebés a dormir. 


Conseguir que um bebé durma durante toda a noite é um acontecimento importante a que aspiram todos os pais. Em breve, os banhos quentinhos à noite, os pijamas suaves e as leituras de uma história favorita para dormir, passarão a fazer parte da rotina de toda a família e também de uma acarinhada tradição familiar. O M. já dorme cerca de 7/8 horas por noite, só lhe falta crescer mais um bocadinho para lhe lermos a história.

Mas todos nós, pais, temos muitas perguntas acerca do sono do bebé. A primeira e a mais importante é: quantas horas deve um bebé dormir? Seguem-se alguns exemplos gerais.




IDADE
Quantidade aproximada de horas de sono necessárias:

  • Recém-nascido: 16 a 20 horas diárias
  • 3 semanas: 16 a 18 horas diárias
  • 6 semanas: 15 a 16 horas diárias
  • 4 meses: 9 a 12 horas mais duas sestas (de 2 a 3 horas cada uma)
  • *6 meses: 11 horas mais duas sestas (de 2 a 3 horas cada uma)
  • 9 meses: 11 a 12 horas mais duas sestas (de 1 a 2 horas cada uma)
  • 1 ano: 10 a 11 horas mais 2 sestas (de 1 a 2 horas cada uma)
  • 18 meses: 13 horas mais uma ou duas sestas (de 1 a 2 horas cada uma)
  • 2 anos: 11 a 12 horas mais uma sesta (de 2 horas)
  • 3 anos: 10 a 11 horas mais uma sesta (2 horas)
* Para esta idade, o número de horas de sono necessárias varia de bebé para bebé.
Recém-nascido

Dorme cerca de 16 a 18 horas diárias. Um recém-nascido normalmente dorme 2 a 4 horas seguidas, durante todo o dia, e acorda com fome.
Podem começar por ensinar ao seu bebé a diferença entre a noite e o dia, adoptando comportamentos diferentes a horas distintas. Por exemplo, nós, cá em casa, sempre habituámos o M. a ficar na sala, durante o dia, onde há mais barulho e claridade, falamos mais com ele sempre que está acordado. Contudo, as noitre são passadas SEMPRE no seu bercinho, os tons de voz são mais baixos, os comportamentos mais calmos. Esta estratégia funcionou com ele.

3 semanas

Embora o bebé ainda acorde para comer durante a noite, provavelmente dormirá períodos ininterruptos mais longos, talvez três ou quatro horas, para os bebés que necessitavam de comida de 2/2horas. Também começará a permanecer desperto por períodos mais longos.
Lembrem-se de que se estiverem a amamentar, as suas hormonas reorganizaram os seus padrões de sono para que coincidam com os do seu bebé (o nosso corpo é espetacular), sendo assim estas hormonas podem ajudar a mamã a evitar os transtornos do sono. Os bebés que se alimentam com leite de adaptado (que já era o caso do M.) podem dormir períodos mais longos, porque tende a permanecer por mais tempo no estômago. Mas, regra geral, os padrões de sono destes bebés assemelham-se aos dos que são amamentados.

2 meses
O bebé começa a adormecer sozinho. Embora o padrão de sono do bebé esteja a começar a regular-se, deve seguir as suas indicações. Ainda é muito cedo para estabelecer um horário, pelo que tentarem impor-lhe um não seria aconselhável.
Os bebés desta idade dormem um pouco menos a cada dia que passa, em comparação com um recém-nascidos. Em média, dormem entre 15 e 16 horas aproximadamente. O bebé dormirá a maior parte destas horas durante a noite e permanecerá acordado mais horas de dia, se bem que comece a dormir umas três sestas diárias. Como sempre, isto varia de bebé para bebé.

4 meses
Em média, um bebé de 4 meses dorme entre 9 e 11 horas por noite e duas sestas diárias de duas ou três horas cada uma. Este é um período de transição gradual que se alargará até duas sestas diárias. Nos dias em que o bebé dormir apenas duas sestas, talvez tenha mais ou menos horas de sono durante a noite.
Esta é a altura de estabelecer regras para adormecê-lo, que serão válidas tanto para a noite como para as sestas. A rotina é muito importante para o seu bebé de 4 meses. Portanto, tente certificar-se de que a hora de ir dormir e as sestas ocorram no mesmo horário e da mesma forma todos os dias. Não precisa de ser intransigente, apenas o mais coerente possível.

6 meses
Os padrões de sono são diferentes para todos e o mesmo sucede com os bebés de 6 meses. Circunstâncias especiais, como uma doença ou pelo facto de dormir numa cama estranha em casa da avó, podem afectar o padrão de sono do bebé. Caso contrário, poderia dizer-se que o bebé está a acostumar-se aos seus próprios padrões.
Em média, um bebé de seis meses dorme cerca de 11 horas por noite e habituou-se a fazer duas sestas de uma a duas horas, normalmente de manhã e durante as primeiras horas da tarde. Quase todos os bebés saudáveis de 6 meses conseguem dormir toda a noite, sem necessidade de alimentar-se a meio da noite ou que os familiares falem com eles logo pela manhã.
Contudo, o bebé começa a ficar mais obstinado. Esta é a última oportunidade que tem para decidir onde quer que o bebé durma sem que este tenha voto na matéria. O facto de delinear rotinas rígidas para a hora de ir dormir ajudá-lo-ão a adormecer sozinho e a continuar a dormir. Não se esqueçam de ter o seu peluche preferido por perto, de forma a ter mais confiança.

9 meses

Os problemas relacionados com o sono são muito comuns aos 8 ou 9 meses de vida. Quando anteriormente o bebé dormia toda a noite, agora pode acordar a meio da noite e os restantes membros da família. Isto pode significar uma grande tensão para os pais e fazê-los sentir que as suas vidas pioraram com a chegada do bebé.
Os bebés de 9 meses dormem cerca de 11 a 12 horas por noite. Tal como dantes, o seu bebé acordará várias vezes durante a noite. No entanto, a diferença reside no facto de o bebé agora lembrar-se de si e de sentir a sua falta quando acorda. Se o bebé estiver habituado a ser embalado e mimado para adormecer, esperará que aconteça o mesmo a meio da noite. Cabe a vocês decidir se está preparado para participar nesta rotina ou se prefere que o seu filho aprenda a voltar a adormecer sozinho.
Normalmente, o seu bebé dorme duas sestas nesta idade. Tanto a sesta da manhã como a da tarde duram geralmente de uma a duas horas. Na vossa qualidade de mãe ou de pai, sabe melhor do que ninguém a quantidade de horas de sono que o seu bebé necessita. No entanto, independentemente da sua média de horas de sono, dormirá menos à noite se as sestas forem muito grandes.

1 ano

No primeiro ano, começam os problemas à hora de ir dormir. Os vossos bebé estão tão entusiasmados com as suas novas capacidades que se torna cada vez mais difícil fazer com que se acalmem para ir dormir. Farão o impossível para que os peguem ao colo, e tendo em conta que é tão adorável, é difícil resistir. Contudo, manter uma rotina à hora de ir dormir ajudá-los-á nos meses que se seguirão.
O bebé de 1 ano de idade dorme entre 10 e 11 horas por noite e um par de sestas de uma a duas horas por dia. Como sempre, depende do bebé as horas de sono de que vai necessitar.

18 meses

A vida é tão divertida e intensa para o bebé de um ano e meio que dormir é a última coisa que quer fazer. Necessita da sua ajuda para acalmar à noite e, assim, conseguir descansar conforme merece.
Os bebés de 18 meses precisam normalmente de 13 horas de sono diárias. Isto, por vezes, significa menos horas de sono do que os pais acham que necessitam e do que gostariam que dormissem.
Como as necessidades de dormir diferem de criança para criança, terão de averiguar o que é correcto para os vossos bebé. Aqui ficam algumas sugestões que podem ser extremamente úteis:

2 anos

Os vossos bebés de dois anos estão a tentar alterar um pouco as regras. Por este motivo, torna-se comum a oposição na hora de ir dormir. O bebé não quer despedir-se de si nem pôr fim a um dia apaixonante. Então, o que fazer? Estabeleça hábitos e rotinas para a hora de ir dormir. É a melhor forma de incutir hábitos de sono apropriados.
A quantidade de horas de sono não é igual para todas as crianças. No entanto, em geral, aos dois anos precisam de dormir 13 horas diárias. É costume dormirem 11 e 12 horas por noite e talvez uma sesta de uma ou duas horas pela tarde.
É muito difícil conseguir que as crianças vão dormir. Ser sempre firme quanto as regras e às rotinas quanto à hora de ir dormir é a melhor forma de ensinar bons hábitos de sono ao seu filho e facilitar-lhe a vida a si. Aqui pode encontrar algumas sugestões:
Comecem a diminuir a actividade após o jantar. Ao diminuir o ritmo de actividade de ambos, facilitará a transição para a hora de ir dormir. Ler, cantar ou brincar com um jogo calmamente são actividades melhores do que andar a correr.
Tentem que a rotina antes de ir dormir seja curta e agradável. Dar-lhe banho, lavar os dentes e ir à casa de banho, não deveria demorar mais de meia-hora aproximadamente. Se demorar mais tempo, o seu filho começará a ficar animado e você a sentir-se frustrado.
É provável que os vossos filhos se recusem ao menos algumas vezes a ir dormir. Seja firme e coerente quanto às regras da hora de ir dormir.

3 anos

As crianças de 3 anos dormem em média cerca de 12 horas por dia aproximadamente. Isto normalmente significa 10 ou 11 horas por noite e uma sesta de uma ou duas horas. Os horários das sestas são mais variáveis nas crianças de três anos do que nas de dois anos.

Os vossos filhos de 3 anos tem uma vida muito agitada, a qual se vê estimulada pela sua maior capacidade linguística e uma imaginação activa. À noite, isso pode criar as condições para a ocorrência de sonhos intensos e de pesadelos. Não podem nem devem querer impedir estes sonhos, pois ajudam-no a enfrentar os obstáculos próprios da sua vida diária. No entanto, podem ajudá-los a acalmar-se todas as noites através de uma rotina simples e calma na hora de ir dormir.

Até já,

Comentar

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...