P A G E S

2.8.13

Congestionamento Nasal nos bebés e crianças

Pois que o Manel está um bocado tapadinho do nariz e ainda não consegui perceber se é momentâneo, se está constipadinho.

Passou a noite toda agitado, fui-lhe dando aguinha enquanto dormia, pois respirava pela boca e ficava muito seco. Acordou bem disposto, valha-me isso.


Utilizei o soro e o narhinel de manhã e assistimos aos choradinhos do costume... mas quem é que gosta de ter um tubo no nariz e alguém a fazer aspiração?


Entretanto espero que ele melhore significativamente :)



Normalmente as pessoas pensam que um nariz fica congestionado (entupido) devido a excesso de muco espesso. Mas na maioria dos casos, o nariz fica congestionado quando o revestimento dos tecidos fica inchado. O inchaço deve-se a vasos sanguíneos inflamados.


Os recém-nascidos devem respirar pelo nariz. A congestão nasal nos primeiros meses de vida de um bebé pode interferir na amamentação e, em casos raros, causar problemas graves de respiração. A congestão nasal em crianças maiores e adolescentes normalmente causa apenas um incómodo, mas pode causar outras dificuldades.


A congestão nasal pode interferir nos ouvidos, audição e desenvolvimento da fala. Congestão significativa pode, ainda, interferir no sono.


Atenção que, quando o entupimento nasal é de apenas um lado, a criança pode ter inserido algo no nariz.


Cuidados em casa


Bebés e crianças pequenas que são pequenas demais para assoar o nariz sozinhas:

  • Compre soro em gotas para o nariz (solução salina) ou faça seu próprio soro ao misturar 1/4 de colher de chá de sal em 1/2 copo de água morna (fazer diariamente).
  • Deite a criança, colocando uma toalha enrolada sob os ombros dela. Pingue 2 ou 3 gotas de soro dentro de cada narina. Espere 30 a 60 segundos.
  • Vire a criança de bruços para ajudar o muco a drenar. Tente limpar a secreção fora da narina com um lenço ou cotonete. Enrole o lenço ou cotonete e tire a secreção do nariz. Não insira o cotonete nas narinas da criança.
  • É possível usar um aspirador nasal (eu utilizo o narhinel como disse lá em cima) para bebés para ajudar a remover o muco. Remova o ar do aspirador e, depois, coloque suavemente a ponta dentro do nariz. Deixe o ar voltar para o sugador, retirando o muco do nariz com ele. 
Outras dicas para ajudar bebés e crianças pequenas incluem:
  • Levantar a cabeceira da cama do seu filho. Coloque um travesseiro sob a parte do colchão onde fica a cabeça. Também pode colocar livros ou tábuas sob as pernas da cama.
  • Estimule seu filho a beber bastantes líquidos.
  • Pode tentar um nebulizador, mas evite colocar humidade demais no quarto. 
  • Pode, ainda, ligar o chuveiro para encher o banheiro de vapor e levar a criança para lá antes de dormir.
  • Sprays nasais e remédios para tosse e constipações não são recomendados para crianças de menos de 2 anos. 

Até já,




Comentar

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...